Desague de Lodos e Outros Resíduos com Geobag

A filtração de resíduos sólidos com bolsas filtrantes (geotubos, geotêxteis, geobags, bags, etc…), tem aplicação no gerenciamento de resíduos de várias indústrias como mineração, alimentícia, etc. O equipamento permite a desidratação e descarte do lodo dos processos de tratamento da água, efluentes e esgotos, incluindo lagoas, tanques e biodigestores, além da dragagem de leitos contaminados de rios, lagos, portos e enseadas.

NaturalTec, uma das primeiras empresas a introduzir o uso de Geotêxtil Bolsa / Bag desaguadora de lodo no Brasil, oferece vários tipos de tecidos e bags filtrantes além de fornecer a assessoria nos testes de laboratório, produtos químicos e equipamentos acessórios, além de equipe de campo treinada para orientar ou executar a operação.

 

No processo de deságue é feito um adensamento do lodo com um produto químico chamado popularmente de polímero que o aglomera e facilita a filtração. O teor de sólidos no lodo que era de 1 a 3% passa para 8% no polímero e no bag se eleva a, uma primeira etapa, a 15%, chegando a 40% após secagem o que reduz o volume e peso de descarte em mais de 100 vezes.

Comparado com filtros prensa, filtros de esteira, centrifugas e leitos de secagem, as bolsas simplificam o manejo e atingem os mesmos níveis de desidratação. Depois de seco, quando o saco é aberto, os sólidos podem ser carregados para qualquer aterro ou usados com fertilizantes orgânicos dentro de certas características físico-químicas.

 

Tecnologia de baixo custo, utilizada em vários países, os sacos de drenagem ou sacos de desague para lodo desaguam ou desidratam sedimentos, lamas de dragagem de lagoa e lodo de Estações de Tratamento de Esgotos e Efluentes (ETE).