Remoção das Concentrações de Poluentes (nutrientes orgânicos) na Piscicultura Comercial – Biomax/NC – Piscicultura – NTec.
Teste em Tanques de Produção de Peixes
Foi realizado em 4 meses avaliação da adição do Biomax/NC, um consórcio bacteriano desenvolvido para remoção das concentrações de poluentes (nutrientes orgânicos) na piscicultura comercial. Realizadas amostragens mensais de parâmetros físico-químicos, biológicos e microbiológicos na água de engorda dos peixes e biometrias zoo técnicas a fim de garantir a segurança do uso sobre os peixes.
Principais resultados
(1) não alterou o crescimento nem a sanidade dos peixes;
(2) reduziu 60% do fósforo e amônia disponível na água, reduziu 158% da DBO (demanda biológica de oxigênio);
(3) reduziu 83% da clorofila presente no tanque;
(4) reduziu 95% do lodo (excretas do peixe);
(5) melhorou 50% nos níveis de oxigênio dissolvido na água;
(6) Mesmo em períodos de baixa vazão do tanque a água não perde qualidade.
Este resultado mostra uma água muito mais saudável, diminuição do risco de eutrofização dos tanques, garantia de sanidade dos peixes e ainda um descarte de água com menor carga poluidora.
Foto comparativa do tanque testemunha e dos tanques em tratamento
Modo de Usar
Dosagem para tanques escavados: Aplicar 400g/mês do Biomax/NC para cada 1000 m² de área do tanque. Subdividir a dosagem pelo número de aplicações a serem realizadas, exemplo; se for aplicar a cada semana dividir por 4, esse puder aplicar diariamente dividir por 30. (preferimos no mínimo aplicações semanais). Para tanques com sobre carga de peixes e tanque eutrofizados aplicar o dobro do indicado acima por três meses consecutivos, depois reduzir para a dosagem acima recomendada.
Dosagem para tanques-rede: Aplicar 0,6g/mês de Biomax/N C para m² de área interna do tanque. Subdividir a dosagem pelo número de aplicações a serem realizadas, exemplo; se for aplicar a cada semana dividir por 4, esse puder aplicar diariamente dividir por 30. (preferimos no mínimo aplicações semanais)
Modo de Aplicar
(1) Primeira aplicação: colocar em um balde limpo de produtos químicos a dose a ser aplicada, adicionar água que pode ser do próprio tanque, e distribuir no entorno do tanque.
(2) Aplicação de manutenção: colocar em um balde limpo de produtos químicos a dose a ser aplicada e adicionar água, que pode ser do próprio tanque, e distribuir na entrada do tanque e nas partes com menos movimento de água, e entorno do tanque.
Água antes e depois do tratamento do tanque
Saúde dos Peixes antes e depois do tratamento do tanque