Tratamento de Água para Reuso
A abundância de água no Brasil nunca trouxe grandes preocupações, exceção aos setores que se utilizam de água como matéria-prima ou com influência direta sobre o produto final. Atualmente, entretanto, com o surgimento de problemas de poluição de água nos grandes centros urbanos, começa a haver um maior interesse e preocupação. A legislação, que vai tomando forma, introduziu como um de seus principais instrumentos a cobrança pelo uso da água e tem conduzido muitas indústrias e estabelecimentos comerciais à busca por um novo modelo de gerenciamento da água. O reuso se torna não apenas uma forma de garantir seu crescimento, mas de sobrevivência.
Reuso Industrial e Parâmetros: A indústria que consome hoje água potável poderia utilizar uma água de qualidade mais baixa e barata. Abaixo, alguns exemplos de qualidade de água requerida pela indústria (parâmetros em mg/litro ou especificado):
Reuso Água Cinza – Água Residencial
Em residências o consumo de água é mais ou menos proporcional a nível mundial e a maior parte passível de tratamento in loco e reaproveitável. Independente da região e classe social envolvida o volume de água tratável para reuso se situa entre 70 e 90 do total.
A possibilidade de reuso se dá através do tratamento de água cinza, derivada do tanque, chuveiro, máquina de lavar e lavatório.
A legislação brasileira conta com parâmetros de qualidade para a água de reuso. As leis publicadas para água de chuva, água cinza e esgoto sanitário são dadas abaixo:
O tratamento da água cinza leva em conta os contaminantes principais que seriam: carga orgânica (DBO5), teor de enxofre (S) e contaminação microbiológica. A caracterização média de uma água cinza é dada abaixo:
Características da Água Cinza
Parâmetros Limites para Reuso de Esgoto Sanitário. Regras de tratamento de água cinza para reuso. Brasil, Canadá, Alemanha e Japão:
Tratamento de Água Cinza para Reuso
Estação de Tratamento: Para reduzir drasticamente a elevada DBO (carga orgânica), se recomenda o uso de um reator anaeróbio de alta taxa que além de eficiente apresenta uma economia de energia reconhecidamente elevada por todos os profissionais da área. Na sequência a Naturaltec conta ainda com um reator aeróbio de baixo consumo de energia e reduzido tamanho (alta eficiência) para controle da carga orgânica residual e para ajuda na retirada de cor, turbidez e de sulfetos. A seguir o processo conta com um flotador para separar algum lodo não processado, aeração do tratado e por fim é feita uma desinfecção por cloro ou por ultravioleta.
Água Cinza >> Reator Anaeróbio >> Reator Aeróbio >> Flotação >> Desinfecção