Tratamento Preliminar | Estação Elevatória
Estações elevatórias dentro de uma estação de tratamento de água, são unidades providas de bombas hidráulicas e tanques que elevam e aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou residuária (efluentes e esgotos). O efluente deve estar filtrado e peneirado antes de ser elevado. A estação elevatória prepara a água para entrar em tratamento em reatores biológicos, reatores físico-químicos, decantadores, filtros e desinfecção. As Estações Elevatórias, também chamadas Poços de Bombeamento, são utilizadas para a elevação de efluentes provenientes de zonas de drenagem abaixo da cota da rede principal. Estes equipamentos permitem ultrapassar as dificuldades de topografia do terreno, tornando possível a ligação de colectores de drenagem com perfis diferentes a um colector central.As estações elevatórias normais são compostas por:
- Câmara de entrada equipada com gradagem, válvula mural e by-pass.
- Câmara de bombeamento com grupos elevatórios em reserva ativa
- Caixa de válvulas com seccionadores, válvulas anti-retorno e evacuação colector
- Quadro eléctrico de comando.
Estas instalações podem gerar odores por gás sulfídrico (H2S) e devem ter duplo jogo de bombas para o caso de falha mecânica. O equipamento típico é formado de bombas, válvulas, peneiras, controle de alarme e tanque, que é a própria estação elevatória. O tempo de detenção hidráulica deve ser de 10 a 30 minutos e a capacidade de bombeamento igual à de maior vazão de água produzida.
Modelos de Estações Elevatórias
A Naturaltec/SNatural produz estações elevatórias enterradas e de superfície com simplicidade de operação necessitando apenas de um primeiro depósito de coleta/recepção, como por exemplo uma fossa ou decantador. A elevatória é composta de uma bomba e um injetor/succionador da água para tratamento. Este injetor eleva a água ou efluente para o nível necessário para o tratamento a seguir.
Estação Elevatória Móvel
A Estação Elevatória necessita de tratamento preliminar para remoção de sólidos grosseiros (fossa séptica, separador de água-óleo, etc…) e o motor fica ligado.
Usos da Estação Elevatória Móvel:
- Coleta de água e efluentes ao nível do solo ou dentro de um primeiro tanque de coleta;
- Pode ser montada com reservatório;
- Para operações com variação de vazão (Ex.: lava rápido) e sem reservatório quando a vazão de água do processo é constante;
- Não usa bomba submersível;
- A montagem é na superfície do solo;
- Abastecimento de reatores biológicos e tratamentos físico-químicos;
- Lavagem de automóveis (lava rápido)
- Lavagem de frutas
- Esgotos domésticos
- Efluentes Industriais
Opções de Estações Elevatórias
Elevatória Móvel sem depósito anterior: a água de processo é direcionada continuamente para o tanque alto para tratamento posterior por gravidade. Elevatória Móvel com tanque anterior ao processo: a água é elevada do tanque depósito, decantador ou equalizador para o tratamento posterior. Elevatória sem Tanque de Recepção para tratamento continuo de água de processo para posterior Tratamento Físico-Químico. Equipamento prático para usos gerais podendo ser usado para: Remoção de partículas com acoplamento de filtros bag ou cartucho, etc..; Filtração de Lodo e resíduos de fundo decantados em tanques; Transferência de líquido; Capacidade de Sucção e Recalque de 0,3 bar ou 3 m.c.a.
Vantagens:
- Sistema móvel de fácil acomodação e implantação
- Simples Engenharia Civil
- Sem perfuração no solo (mínima)
- Sem necessidade de impermeabilização do solo
- Sem odores devido à aeração constante
- Sem uso de bóia pêra, automação, indicadores de nível, alarmes, etc..
- Sem necessidade das caras bombas submersas
- A água poderá ser elevada a qualquer altura (7 a 8 m) e armazenada em tanques apropriados ou na seqüência do tratamento por gravidade.
- O motor da bomba não corre o risco de queimar porque trabalha escorvado.