Tratamento de Efluentes

Tratamento de Águas Residuárias ou Servidas (Efluentes)

No tratamento de água, efluentes e esgotos, a primeira decisão diz respeito ao tipo de tratamento, se por processo contínuo ou se por batelada. Depois, o tratamento de água segue várias etapas dependendo da necessidade.

O tratamento da água pode ser dividido em unidades de tratamento da água não servida, as ETA´s, e o tratamento de águas residuárias ou servidas ou efluentes, as chamadas de ETE´s.

Os principais poluentes da água, os sólidos em suspensão, os óleos, gases, materiais orgânicos (DBO), sais dissolvidos, metais pesados, corantes, nitrogênio e seus derivados (amônia, nitrito e nitrato) também denominados de NH4-N e os microrganismos, têm sistemas de controle específico.

Dependendo da legislação, uso da água, tipo de efluente, condições de solo e lençol freático usam-se diferentes tipos de tratamento da água.

Tratamentos de Água em Função do Tipo de Efluente ou Finalidade de Tratamento

Recomendações

Para a remoção de poluentes orgânicos, metais pesados, óleos e graxas, cor, sólidos sedimentáveis, sólidos em suspensão, materiais orgânicos não biodegradáveis como celulose, sólidos dissolvidos por precipitação química e compostos obtidos através de oxidação química, se recomendam os processos físico-químicos.

Para remoção de sólidos voláteis dissolvidos e em suspensão, usam-se tratamentos biológicos. Para retirada de sólidos dissolvidos recomendam-se processos de troca catiônica e leitos de carvão ativado e outros.

Para relações DQO/DBO menores que 2 , indicando efluente biodegradável, indicam-se tratamentos biológicos, para relação maior que 2, 3 e 4, indicando possível presença de material não biodegradável, se recomendam tratamentos físico químicos.

Tratamento de Efluentes e Esgotos Domésticos e/ou Sanitários

Efluente >> Separador de sólidos >> Estação elevatória >> Separador água/óleo >> Ajuste de pH >> Tratamento Físico Químico ou Biológico (Aeróbio ou Anaeróbio) >> Decantação >> Aeração >> Filtração >> Desinfecção >> Reuso (Jardim, Irrigação, Lavagem de Carro,Descarga de Banheiro, etc..) ou >> Descarte (Rio, Lago ou Esgoto Municipal)

Tratamento de Água

Água >> Aeração >> ajuste de pH >> Tratamento Físico-Químico >> Decantação >> >> Filtração >> Desinfecção >> Uso (Água Potável, Processo Industrial, Uso animal, etc.).

Equipamentos Naturaltec

Aeração: difusores de membrana e venturis; Separador de Água-Óleo; Reator Físico-Químico; Reatores Aeróbios, Anaeróbios e Anóxicos; Mídia Biológica Suporte; Flotadores; Filtros.

Aeração