Filtração de Lodo | Desaguador a Vácuo
Tecnologia de baixo custo e usada em vários países, os sacos de drenagem ou sacos de desague para lodo de ETA´s e ETE´s desaguam ou desidratam sedimentos, lamas de dragagem de lagoa e lodo de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE).
[fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”” bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center”][/fusion_separator]
Tratamento de Lodo de Estações de Tratamento de Esgotos e Efluentes e ETA´s
O sistema de desidratação por sacos mantas é o método menos dispendioso para desaguar lodo de estações de tratamento municipal ou operações de tratamento de água industrial. O método requer um mínimo investimento em equipamentos e dependendo do caso os sacos podem ser reaproveitados. A operação evita os odores de uma secagem tradicional a céu aberto e atinge os limites permitidos de Teor de Sólidos em Suspenção (TSS) da legislação de descarte.
Tipos de Bocas: (1) Superior; (2) Lateral e (3) Boca Aberta. (Obs.: A bitola das bocas tipo superior ou lateral pode ser pedida sob medida com bocal para ½, 3/4, 1, 2, 3 ou 4 pol, etc…)
Especificações Técnicas
Para desidratação de lodo em ETE´s e ETA´s, estes sacos são colocados diretamente sobre uma superfície preparada ou sobre um típico leito de areia de secagem e recebem o lodo por mangueiras que vertem a agua e retêm o lodo.
A drenagem inicial em poucas horas concentra sólidos a 15% nas bolsas que serão seladas e removidas da unidade. Os sacos podem ainda ser armazenados a céu aberto para desaguamento e evaporação final que em 10-15 dias elevam o teor de humidade a 60-65% e então levados para disposição final.
Além dos sedimentos também removem boas quantidade de óleo que possam acompanhar a água. Este processo pode eliminar completamente o trabalho manual necessário para remoção das lamas desidratadas do leito de secagem.
Tratamento de Lagos e Lagoas
Na limpeza e restauro de lagoas ou lagos clarifica as águas e restaura a capacidade de armazenamento original sem drenagem ou escavações. Processo simples passa despercebido ás pessoas não envolvidas ou residentes na área. Nestes casos a operação é feita sem liberação de odor, de forma simples e limpa e seu progresso e execução não é afetado por condições atmosféricas.
Outro mais recente uso para estes tubos filtrantes foi desenvolvido recentemente para estabilização da linha costeira de regiões propensas a tempestades funcionando como tubos quebra-mar para proteger o litoral.
[fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”” bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center”][/fusion_separator]
Material e Tamanhos dos Sacos
Construídos de lonas porosas resistentes ao manuseio e às intempéries pode ser adquirido em uma ampla gama de tamanhos reutilizáveis ou descartáveis. Bolsas até 100 metros de comprimento e de circunferência variável de acordo com a necessidade podem ser oferecidos em tamanhos que se encaixam em pequenos recipientes como na forma de funil ou de um container.