Remoção de Sólidos em Águas de Chuva – Reuso
O aproveitamento da água de chuva usando tratamentos simples de filtração e desinfecção é uma alternativa para reuso de água em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagens de carros, pisos e roupa, podendo ser adequada para potabilidade humana e animal.
Água de Chuva para Utilização Residencial
A água de chuva com um tratamento mínimo de filtração e desinfecção pode ser usada numa residência para descargas em bacia sanitária, lavagem de roupa e carro, irrigação de jardim e piscina que representa 55% do consumo de água total. Para uso como descarga em vasos sanitários a qualidade exigida em diversos países é dada a seguir:
Esta água de chuva pode ainda ser usada para uso potável, mas necessitará de tratamentos adicionais:
Aproveitamento para aplicações mais nobres da água de chuva dependerão de tratamentos mais completos como filtração em vaso pressurizado com meio filtrante tipo areia/carvão ativado ou filtro de cartucho.
A filtração pressurizada de água de chuva a partir de uma cisterna, normalmente é feita com um filtro de areia e carvão ativado. A areia retira a turbidez e o carvão ativado retirar o excesso de cloro, sabores e odores originados de contaminantes químicos orgânicos, pesticidas, herbicidas e hidrocarbonetos clorados.
Na escolha de um filtro, mais do que o formato do filtro o importante é o meio filtrante utilizado em seu interior, sua construção e dimensionamento (tamanho do filtro).
Instalação
Outras aplicações do Saco Filtrante/Desaguador
Os elementos filtrantes tipo saco, são utilizados para tratamento de água de lava-rápido e filtração de água em geral, por sua eficiência, baixo custo, praticidade de troca e possibilidade de reuso (alguns são laváveis) e outros de baixo custo, podem ser trocados sem lavagem.
A Naturaltec trabalha com elementos filtrantes com porosidade de 50, 5 e 0,5 micra podendo filtrar poeira, microrganismos, algas verdes (cianofíceas) ferro e manganês, óleos e loções da água de piscinas e sedimentos em geral por gravidade. Os sacos filtrantes podem ainda ser do tipo descartáveis ou reutilizáveis.
Filtração de Algas Verdes: No caso de filtração de água de piscina ou lago, para retirada de algas verdes, a eliminação das algas no saco, depois da filtração, pode ser conseguida deixando o saco imerso em água com cloro (água sanitária/cândida) por um período de 10 a 15 minutos até à total oxidação deste material orgânico. A SNatural da garantia contra defeitos de fábrica.
Quando usado após o filtro de areia: A água passa através do filtro de areia que captura partículas de 20 a 50 micra seguindo para o filtro saco que captura partículas mais finas como algas mortas, poeira e óleos.